Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica é o setor, dentro do Curso de Direito, que se destina à proporcionar aos alunos da graduação a realização de Estágio Profissional, consoante as regras traçadas tanto pelo Estatuto e Resoluções da Ordem dos Advogados do Brasil, como pelo MEC. Desde o início de suas atividades, em Março/2010, o NPJ busca prestar um serviço de excelência, atuando nos moldes de um Escritório Modelo, voltado para a eficiência e o acompanhamento individualizado dos casos que lhe são submetidos. Para tanto, a sua Sede conta com toda a estrutura necessária para o atendimento dos seus assistidos e para o fornecimento do estágio aos estudantes da Faculdade.

Antônio Adonias

Coordenador

Lara Soares

Profª da Matéria de Prática Jurídica Judicial II – PJJ ll

Nina Malheiros

Advogada

Yasmine Abrahão

Advogada

Thiago Guimarães

Advogado

Marcelo Anjos

Advogado

Ângela Oliveira

Secretaria

O NPJ da Faculdade Baiana de Direito tem como objetivos a prestação de assistência advocatícia gratuita à comunidade carente de recursos financeiros, proporcionando, ainda, a prática jurídica aos estudantes no âmbito da própria Faculdade Baiana de Direito. Suas atividades visam tanto à mediação e à conciliação de conflitos, como à sua solução com a propositura e o acompanhamento de processos judiciais. A prestação de serviços no NPJ é desenvolvida por estagiários de Direito – sob a orientação e a supervisão de Advogados e Professor, tornando-se uma oportunidade de interação entre o ensino e a extensão.

NPJ realiza um importante papel social dentro da comunidade carente. Para que possa ser assistido pela Equipe, o indivíduo deve ser domiciliado em Salvador/BA e não possuir recursos financeiros para contratação de um Advogado.
Assim, o Núcleo volta-se para o atendimento de pessoas que possuam renda mensal não superior a 03 (três) salários mínimos e que não possuam patrimônio suficiente para custear a contratação de um Advogado, segundo avaliação que é realizada pelos Advogados e Professor durante o acompanhamento do caso.
A atuação se dá nas áreas do Direito Civil (Família, Sucessões, Reais), de Defesa do Consumidor, Trabalhista e Previdenciário, entre outras, não abrangendo causas Penais e Tributárias, nem que tramitem em localidade diversa de Salvador/BA.

Atualmente, a Equipe NPJ é composta por 01 secretária, 04 Advogados orientadores, 01 Professora e 01 Coordenador que, juntamente com os estagiários, acompanham uma média de até 400 processos, de maneira cuidadosa e eficiente.
Para você que é estudante da Faculdade Baiana de Direito, há duas maneiras de integrar-se ao NPJ:

• A partir do 7º semestre do curso jurídico, você pode realizar o estágio voluntário oferecido pelo Núcleo, submetendo-se ao processo seletivo que ocorre semestralmente. O Edital de abertura do certame sempre é afixado no mural da Faculdade e do próprio NPJ, além de ser disponibilizado no site www.faculdadebaianadedireito.com.br. Os estagiários voluntários realizam um relevante trabalho de caráter social, sempre acompanhados pelos Advogados do NPJ, podendo integralizar a carga horária como Estágio Supervisionado.

• Além disso, a Faculdade oferece a disciplina Prática Jurídica Judicial II, obrigatória para todo o seu corpo discente, no 10º semestre da grade curricular. Aqui, o estudante terá a oportunidade de realizar a prática real, com o atendimento ao público, sempre sob a direção de um Professor e dos Advogados do NPJ.

Venha fazer parte da Equipe NPJ! Para mais informações, visite as dependências do Núcleo.

Contato

Telefone: (71) 3205-7708

E-mail: atendimentonpj@faculdadebaianadedireito.com.br

Endereço: Rua Dr. José Peroba, 123 - Costa Azul

 

 

Agendamento

Segunda a Sexta: das 8h às 12h e das 14h às 18h

Atendimento

Terça-feira: das 07:20 às 10:50
Quinta-feira: das 08:50 às 12:35 (turno matutino)

Quinta-feira: das 18:30 às 22:00 (turno matutino)

 

Os atendimentos do Supervisionado, permanecem as terças e quintas das 14:00 às 18:00

FALE CONOSCO